segunda-feira, 23 de julho de 2007

A Floresta Amazônica


A maioria dos 7 milhões de km2 da Floresta Amazônica é constituída por uma floresta de terra firme. Esta é uma floresta que nunca é alagada e se espalha sobre uma grande planície de até 130-200 metros de altitude, até os sopés das montanhas. A grande planície corresponde aos sedimentos deixados pelo lago "Belterra", que ocupou a maior parte da bacia Amazônica durante o Mioceno e o Plioceno, entre 25 mil e 1,8 milhão de anos atrás. O silte e as argilas depositados neste antigo lago foram submetidos a um suave movimento de elevação epirogenético, enquanto os Andes se ergueram e os modernos rios começaram a cavar os seus leitos. Assim surgiram os três tipos de florestas amazônicas: as florestas montanhosas Andinas, as florestas de terra firme e as florestas fluviais alagadas, as duas últimas na Amazônia brasileira.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabêns terceira série pela idéia brilhante de propocionar a tds informações formidáveis à cerca de um tema tão preocupante!
Tenho certeza de q assim cmo mim ajudou nas minhas pesquisas sobre Amazônia tá ajudando a muitos!
Vlw vcs arrasaram!!
Estão mais uma vez de PARABÊNS!!

Anônimo disse...

Gostei do comentario sobre a floresta amazonica

Anônimo disse...

muito interressante!
a floresta amazonica
adorei

Anônimo disse...

Eu gostei muito sobre o texto que fala sobre a Floresta Amazônica . Pois achei muitoexplicado e quero dar os Parabéns pelo incrível trabalho de vcs. E espero que muitas pessoas tenham conciencia que estão destruindoa floresta amazônica .

ADOREI DE VERDADE !!!!!